Como funciona a tabelinha

Como funciona a tabelinha
Hoje, existem vários métodos que podem ser usados para evitar a gravidez. Apesar das inúmeras alternativas oferecidas pela medicina, a tabelinha continua sendo uma das maiores aliadas do público feminino.

Ela calcula o período em que a mulher está em seu período fértil, ou seja, quando ocorre a liberação do óvulo pelo ovário. Geralmente, a ovulação acontece no décimo quarto dia após o primeiro dia do ciclo menstrual (em ciclos de 28 dias).

Entretanto, para evitar qualquer risco, é preciso levar em consideração uma margem de segurança de três dias antes e de três dias depois desta data. Durante este período, é bem provável que ocorra a fecundação caso a mulher tenha relações com seu parceiro sem tomar os devidos cuidados.

Mais sobre como funciona a tabelinha

É importante destacar que esta regra não é válida para todos os casos, já que existem mulheres que não apresentam um ciclo menstrual regular (pode durar mais ou menos do que 28 dias). Isso torna imprescindível o uso de outros métodos anticoncepcionais, e a consulta com médicos especialistas para saber qual o melhor método para cada organismo.

Além do mais, a tabelinha não oferece nenhum tipo de proteção contra doenças que podem ser transmitidas.

Ela só deve ser usada como auxilio e não como um método preventivo, já que existem outras alternativas bem mais eficientes. O ideal é procurar um ginecologista para ver qual a opção mais indicada para você.

Mas, se você não quer abrir mão da tabelinha, o primeiro passo para usá-la é contar os dias do seu ciclo menstrual (pode variar de 26 a 32 dias). Em seguida, divida o total de dias por dois; geralmente, a ovulação acontece na metade do ciclo. Para saber qual é o seu dia fértil, basta somar o número referente a metade do seu ciclo ao primeiro dia da sua menstruação.

Por exemplo, se você menstruar no dia 15 de agosto e o seu ciclo for de 28 dias, é bem provável que a ovulação aconteça no dia 29 deste mês (não se esqueça de levar em conta a margem de segurança).

19/03/11 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar