Carnaval na Bahia

O carnaval na Bahia é um dos maiores aqui em nosso país. Nesta matéria então, confira sobre a história do mesmo e algumas fotos.

Trio Elétrico do Asa de Águia em Salvador

O carnaval baiano sem dúvidas é uma das maiores festas que acontecem no Brasil, sendo também uma das maiores festas de carnaval no Brasil. O carnaval baiano já foi a maior festa de carnaval existente no território brasileiro, porém, acabou perdendo apenas para o carnaval carioca, que vem crescendo cada vez mais.

O carnaval baiano – Carnaval de Salvador

Embora o carnaval baiano aconteça em várias cidades, a festa que mais se destaca é sem dúvidas o carnaval de Salvador, capital da Bahia. O Carnaval de Salvador conta com nada menos que 2 milhões de foliões que percorrem circuitos, estes denominados de Batatinha, Dodô e Osmar, e também frequentam micaretas e seguem trios elétricos durante os incríveis 6 dias de festa e outros dias antecedentes ao inicio oficial da festa.

Mais sobre carnaval na Bahia

Atualmente uma grande quantidade de diversas classes sociais e também raças frequentam o carnaval baiano, afinal este é um local livre e sem preconceito. Porém, nem sempre o carnaval de salvador foi tão aberto ao público, já que até o início do século XX apenas a pequena burguesia existente no local e a elite da classe social e econômica participavam das festas que eram organizadas em desfiles, clubes, bailes de marcaras e marchinhas de carnaval.

Os circuitos do carnaval baiano

Os circuitos no carnaval baiano são divididos em três, como citado acima, os mesmos possuem os nomes de Dodô, Batatinha e Osmar. Tais nomes foram dados em homenagem aos criadores do trio elétrico (Dodô e Osmar), e também Batatinha um dos maiores nomes do samba baiano.

Circuito Osmar

É no circuito Osmar que se encontra a grande parte dos blocos alternativos. Nele se concentra também os blocos Afro, como o Muzenza, Bankoma, Ilê Aiyê, Cortejo Afro e Malê Debalê. Os blocos infantis também costumam a passar pelo circuito, dando lugar então no domingo para os blocos mais tradicionais e voltados para o axé, como por exemplo, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Banca Eva, Trio do Rei Momo, entre outros.

Circuito Dodô

Este circuito é o que mais reuni os blocos de elite, ou melhor, que reuni blocos que atraem a classe de elite, nele geralmente passam blocos como Asa de Águia, Timbalada, Ivete Sangalo, Rainha do Axé, Cheiro de Amor, e Daniela Mercury.

Circuito Batatinha

No circuito é normal estar os mais independentes, nele blocos como Levada de Jegue, Corisco e Carnapelô e Filhos e Filhas de Gandhy são as principais atrações do evento.

Fotos do Carnaval de Salvador

Abaixo confiram algumas fotos do carnaval de Salvador e veja a beleza deste evento.

Percussionistas japoneses em Salvador

Olodum e foliões no carnaval baiano

Multidão com chapéu de sambista em Salvador

Ivete Sangalo em seu Trio Elétrico

Grupo Olodum no carnaval baiano

Durval do Asa de Águia em trio elétrico

 

As Muquiranas no Circuito Osmar e foliões

Banda Cheiro de Amor em trio elétrico e foliões

19/01/09 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar