Carnaval do Brasil

O carnaval é a maior festa popular do país. Veja informações sobre essa festa e saiba como ela é realizada nos vários estados do Brasil.

O carnaval é uma das maiores festas populares do mundo, que acontece durante quatro dias (que precedem a quarta-feira de cinzas), quando ocorre o início da quaresma. Diversas festas acontecem ao longo do território brasileiro, sendo o carnaval da Bahia, do Rio e de São Paulo, os mais tradicionais.

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre o carnaval no Brasil, ao longo do artigo disponibilizaremos informações sobre como esse festa foi introduzida em nosso país e como acontece o carnaval em alguns estados do Brasil.

Escola de samba no carnaval

Mais sobre carnaval do Brasil

A história do carnaval no Brasil

O carnaval no Brasil foi introduzido pelos colonizadores portugueses, que já comemorava a festa desde o século XV. Nos finais do século XVIII a festa já era comemorada em todo o território brasileiro.

O carnaval da época possuía brincadeiras, folguedos e costumes que variavam dependendo dos locais e classes sociais que participassem da festa.

No final do século XIX o carnaval já possuía grupos e blocos específicos para a comemoração, foi nesta época que as então agora chamadas “Escolas de Samba” foram criadas.

A primeira música/enredo criada para carnaval foi feita pela cantora e compositora Chiquinha Gonzaga, que lançou “Ô abre alas!”. A música foi especialmente feita para a Rosas de Ouro, que até então era chamada de “Cordão” Rosas de Ouro.

As fantasias daquela época eram bem diferentes das de hoje em dia. As mais usadas eram as fantasias de Pierrô, Colombina e Arlequim.

Carnaval no Brasil 2013

O carnaval no Brasil costuma ser muito animado, e não será diferente em 2013. A comemoração deixou de ser apenas uma festa e passou a ser também uma disputa entre escolas de samba, que sempre investem em novos enredos, fantasias e alegorias para ganhar o carnaval.

No nordeste do Brasil, mais precisamente na Bahia, as festas de carnaval costumam durar mais tempo que nos demais estados do país. Ao contrário dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, lá não são as escolas de samba que fazem sucesso, e sim os trios elétricos, que se reúnem em um determinado local da cidade com vários artistas e cantores de axé.

Fotos do carnaval no Brasil

08/12/08 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar