Benefícios da vitamina C

O nosso corpo necessita de doses de vitaminas diárias para se manter saudável e ativo, e a vitamina C é uma das indispensáveis.

Como bem se sabe, nosso corpo necessita de alguns nutrientes para o bom desenvolvimento e resistência. Um desses compostos necessários para o bom desenvolvimento do corpo humano é a vitamina C, também conhecida por ácido ascórbico.

Vitamina C

A Vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma molécula utilizada em diversas reações químicas celulares. Trata-se de uma molécula que o próprio organismo dispensa o excedente, guardando apenas a quantidade utilizada. Esse "fenômeno" acontece nas moléculas chamadas hidrossolúvel.

A vitamina C é facilmente encontrada em alimentos cítricos, como morango, brócolis, batatas, tomate, rúcula, kiwi, laranja, etc. Suas funções são variadas e indispensáveis.

Por que consumir vitamina C?

Ao consumir vitamina C na quantidade adequada, ela auxiliará nosso organismo nas respostas imunitárias, no crescimento saudável e adequado das células e ossos, dentes, ligamentos e vasos sanguíneos, na utilização do ferro e na saúde de nossa gengiva.

Vitamina C na pele

Além do mais, há estudos que comprovam que a ação da vitamina C em nosso organismo previne problemas de visão decorrentes da idade. Obviamente que isso também dependerá de outros fatores, mas a vitamina C auxiliará e muito!

Em contrapartida, ao deixar de consumir vitamina C por longos períodos poderá acarretar em sangramentos na gengiva, dores nas articulações, desestabilização dentária e dificuldade em cicatrização. Por isso digo: Melhor consumir em excesso do que não consumir. Isso porque o consumo em excesso de vitaminas não causa efeitos colaterais, pois como já dito elas são hidrossolúveis.

Como consumir vitamina C?

Consumir vitamina C é simples, pois como dito ela está na grande maioria dos alimentos cítricos, que são facilmente encontrados em todas as épocas do ano. Um bom exemplo é a laranja, que é facilmente encontrada, de baixo custo e com uma elevada carga de vitamina C.

Cosumindo vitamina C

Agora, caso você tenha dificuldade em ingerir frutas ou hortaliças ricas em vitamina C, há também no mercado compostos vitamínicos ricos em vitaminas, muitos deles carregados de vitamina C.

Lembrando que o excesso de vitamina C não causa efeitos colaterais, podendo, no máximo, ter efeito laxativo. A dose recomendada de vitamina C diária é  variável, levando em consideração idade, peso e sexo. Para saber a dose necessária para seu perfil, recomenda-se consultar um nutricionista.

Como dito em linha anteriores, para saber o quanto seu corpo necessita de vitamina C diariamente, é necessário analisar caso a caso, levando em consideração sua idade, peso, altura e sexo, dentre outros fatores não menos importantes.

27/10/15 por Paulo Sérgio

   



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