Atividade física e qualidade de vida

A atividade física resulta em diversos benefícios, seja para os adolescentes, idosos ou até mesmo para as gestantes, portanto não deixe de praticá-la!

A atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia.

As pessoas ativas apresentam melhor qualidade de vida, pois resistem mais as doenças e permanecem em forma. Além do mais são mais autoconfiantes, menos deprimidas e estressadas. Aquele que costuma praticar exercícios físicos possui pressão arterial e frequência cardíaca mais baixa do que o sedentário tanto em repouso quanto em atividade, desta forma, o ativo suporta por mais tempo.

Benefícios da atividade física

Amigos fazendo atividade física

Mais sobre atividade física e qualidade de vida

Além de favorecer a boa forma a atividade física melhora a postura e ajuda a combater maus hábitos como o fumo.

A ausência de exercícios físicos pode resultar em uma série de fatores, pois nossos corpos tornam-se fracos e tensos, o ideal é praticar atividade física durante toda a vida.

Confira os benefícios gerais de praticar atividade física.

  • Emagrecer, combatendo a obesidade;
  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Aumenta o metabolismo;
  • Fortalecer o sistema imune;
  • Diminuir os riscos de doenças cardíacas;
  • Aumentar a resistência dos ossos, prevenindo a osteoporose;
  • Melhorar a coordenação dos movimentos e do equilíbrio;
  • Aumentar a boa disposição e o bom humor;
  • Diminuir o estresse, o risco de ansiedade e depressão;
  • Promover uma maior interação social;
  • Melhorar a imagem corporal e a autoestima;
  • Melhorar a capacidade de aprendizagem.

Atividade física na adolescência

Jovem fazendo alongamento

É de extrema importância que o indivíduo tenha interesse de praticar atividade física na adolescência, pois ele pode combater o excesso de peso, melhora a autoestima, diminui a depressão, melhora o desempenho escolar, realça a aparência da pele, dentre outros benefícios.

A atividade física também deve ser praticada pelas gestantes, mas elas devem optar por exercícios mais leve como caminhadas, alongamentos e hidroginástica.

O melhor horário para praticar atividade física é pela manhã, desta forma seu metabolismo fica mais acelerado e você tem disposição para enfrentar o dia a dia. É recomendado procurar a ajuda de um profissional para que você possa realizar cada exercício de maneira correta.

 Exercícios físicos favorecem a longevidade

24/04/13 por Evelin

   



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