Astrônomos descobrem buracos negros do tamanho de galáxias

Nos últimos meses, várias pesquisas astronômicas vêm sendo realizadas, e graças aos estudos e avanço da tecnologia que estuda a astronomia, estas pesquisas vem trazendo ótimas notícias, sendo estas, bem positivas para os astrônomos e também para a humanidade.
Logo após a descoberta de planetas habitáveis, bem similares a Terra, cientistas também localizaram enormes buracos negros, sendo estes com massa bilhões de vezes maiores que o nosso Sol.
Sendo assim, os cientistas poderão não só estudar como os buracos negros se formaram, como também estudar como as galáxias se formaram e evoluíram.

Buraco Negro engolindo uma estrela

Buracos negros supermassivos
Estes buracos negros, chamados de “supermassivos” estão localizados no meio de suas galáxias.
O primeiro a ser encontrado é um supermassivo a 320 milhões de ano luz da Terra. Sendo que este está centralizado na galáxia NGC 3842, na constelação de Leo, possuindo massa equivalente a 9,7 bilhões de “sóis”.
O segundo buraco negro está localizado ainda mais distante, a 336 milhões de anos luz da Terra na galáxia NGC 4889, porém, este conta também com uma massa ainda maior, totalizando cerca de 21 bilhões de “sóis”.

Descoberta
A descoberta das galáxias e seus buracos negros foi realizada pelos telescópios Gemini North e Keck 2, ambos terrestres, juntamente com o telescópio espacial Hubble. Estes três são os maiores telescópios do mundo atualmente.

Formação
De acordo com os pesquisadores, existem duas explicações para definir como estes gigantes supermassivos se formaram.
A primeira hipótese é que um pequeno buraco negro absorva gases a partir de uma galáxia em forma espiral, até que este atinja o tamanho.
A segunda hipótese é que os buracos negros supermassivos se formem com a junção de duas galáxias lenticulares, ambas com buracos negros em seus centros.

A pesquisa ainda procura estudar como estes buracos negros ajudam na evolução e formação das galáxias que eles estão presentes. Porém, ainda nada foi comentado.

07/12/11 por Davi

   



Mais informações por email

Comentar