As melhores canções de ninar

As melhores canções de ninar
Algumas crianças custam para dormir. Diante da insistência dos pequenos em ficar acordados, os pais apostam nas mais diferentes táticas para driblar a insônia. Enquanto uma parte conta história, a outra recorre às velhas canções de ninar, que ainda fazem sucesso entre o público infantil.

Não se tem muita referência de quando este costume começou. O que se sabe é que ele faz parte da cultura de vários povos. Na Itália, por exemplo, as cantigas são chamadas de ninnananna, ou cantilena. Já na Espanha, elas recebem o nome de canciones de cuna.

De qualquer forma, na maioria dos países, o tema dessas músicas é o mesmo. Geralmente, eles estão ligados a assuntos religiosos, entidades místicas ou à ausência dos pais. O objetivo é fazer com que as crianças entendam que elas precisam dormir, para ficar livre das temíveis criaturas que embalam as canções (bicho-papão, lobisomem, saci-pererê, cuca, homem-do-saco).

Como o folclore brasileiro é extremamente rico em lendas, é natural que haja uma grande variedade de cantigas. Algumas contam histórias que surgiram nas regiões interioranas do país e acabaram se popularizando.

Lembrando que você não precisa esperar o bebê nascer para cantar as músicas infantis. Caso não saiba, por volta da 23ª semana de gestação o sistema auditivo da criança já está praticamente desenvolvido e pronto para começar a ouvir a voz da mamãe.

Separamos estão algumas das canções de ninar mais conhecidas para que você possa embalar o sono do seu filho (esteja ele por vir ou não).

• Negro céu
Negro céu
Luz do luar
Noite véu
Vem me ninar

Vai, céu azul
Pro fim do mundo
Vem, noite do além

• Só quero ver
Não, não sei porque
Só quero ver
O meu neném
Não, não sei porque
Só quero ver
O meu neném

Não quero dizer
Não quero entender
Só quero ver

O meu neném
Não sei porque
Só quero ver
O meu neném

• Acalanto pra você
Eu canto pra você dormir
A terra gira sem ter fim
O sol se esconde não sei
Onde escurece a noite cresce

Eu canto e você já dormiu
A terra gira por um fio
A lua brilha, minha filha
Eu canto este acalanto

Outras canções você encontra no site www.radio.uol.com.br.

09/08/11 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar