Ajuda psicológica para concurseiros

Ajuda psicológica para concurseiros
Muitos processos seletivos contam com testes psicológicos para avaliar os candidatos. Eles são mais comuns em exames para cargos na área de segurança, em tribunais e funções que exigem equilíbrio emocional.

A prova psicológica deve ser encarada com seriedade, já que ela pode reprovar o candidato, mesmo que ele tenha sido aprovado nas demais etapas do concurso. O controle mental talvez senha o mesmo peso que o conhecimento técnico e teórico que o participante precisa ter para realizar suas atividades.

Porém, os especialistas esclarecem que o fato de você ser reprovado no teste psicológico não quer dizer que você possui algum problema. Isso apenas significa que você não reúne os parâmetros exigidos para o cargo disputado.

Os editais geralmente trazem o perfil que o interessado precisa ter para assumir a vaga. No caso dos concursos para policiais militares, ele não pode ser agressivo e nem impulsivo, pois andará com uma arma em mãos. Já nos testes para motoristas, o participante deve se mostrar atento e cauteloso.

Outro ponto interessante é a análise da resistência a frustração e a condições ambientais desfavoráveis, como frio, calor, barulho etc. Em vários cargos, os profissionais precisam trabalhar em locais com estas características, algo que exige bastante controle emocional.

Para a aplicação dos testes psicotécnicos, são contratados equipes de psicólogos especializados. Eles têm total autonomia para realizar a seleção, desde que os métodos utilizados sejam reconhecidos pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia).

No site do conselho, você encontra uma lista com, aproximadamente, cem tipos de avaliações. Você pode aproveitar esta ferramenta para saber quais podem ser os testes exigidos em seu concurso. Outra orientação importante é, durante o seu processo de preparação, buscar acompanhamento psicológico para falar sobre suas metas e sobre como você está se sentindo diante de tanta expectativa.

03/02/11 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar